ATIVIDADE SEQUENCIADA 2010 1◦ ANO (A B)
PROFª RAQUEL
ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA
TEMA: Nome-próprio, listas temáticas
TEMPO DE DURAÇÃO: PRIMEIRO SEMESTRE
OBJETIVO: Reconhecer e escrever o próprio nome, reconhecer o nome dos colegas sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
CONTEÚDOS:
Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário e sua escrita convencional.
Participação em situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e ponto de vista.
ATIVIDADE DESENCADEADORA: Leitura do livro “ A velhinha que dava nome às coisas”.
ATIVIDADES PROVÁVEIS:
*Apresentação de cada criança;
*Pesquisa sobre o nome;
* Escrita espontânea do nome;
*Desenho do auto-retrato;
* Localização da inicial do nome;
* Localização das letras do nome;
* Observação e registro da letra que estão faltando do nome;
* Localização do próprio nome na lista de nomes que estão faltando;
* Bingo com letras do nome;
* Bingo com o nome dos colegas;
* Desenho e escrita do nome de um colega que a criança gosta de brincar;
* Alfabeto ilustrado;
* Amigo secreto (aluno lê para professora o colega que pegou, desenha e dá dicas para o grupo descobrir quem ele tirou);
* Analise de letra inicial e final dos nomes da turma;
* Escrita no quadro do nome dos colegas que não vieram no dia;
* Corre cotia com crachás;
* Jogo da adivinhação para a turma descobrir o nome escondido usando como indicação a letra inicial e letra final dos colegas da turma;
*Sorteio de nomes para o ajudante do dia;
*Música “Todo mundo tem um nome” de Toquinho, bem como “ Nome e sobrenome” de Chico Buarque;
*Apresentação do nome completo das crianças oral e escrito;
*Exploração da certidão de nascimento;
Listas temáticas com nomes:
De colegas;
De professores da escola;
De animais que gostam;
Dos meninos da turma;
Das meninas da turma;
Origem do nome;
*Brincadeiras de roda, tais como “ Se eu fosse um peixinho...”; “ Passe a bola ...”; “ O barquinho...” entre outras sugeridas pelo próprio grupo.
*Apresentação do alfabeto com identificação da letra inicial dos nomes dos alunos da turma;
*Bingo de letras;
*Localização do crachá do nome entre os vários crachás;
*Corrida do nome;
*Parlenda macaco foi à feira;
*Escrita dos nomes nas atividades;
*Localização em revistas das letras do nome;
*Escrever os nomes de acordo com a letra inicial;
*Cartazes com os nomes da turma;
*Acróstico com nomes da turma;
*Caça-nome;
*Cruzadinha com nome;
*Chamada pelo sobrenome;
*Assinalar na lista de alunos, os nomes dos meninos e das meninas;
*Escrita dos nomes dos familiares.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será pautada na observação da participação dos alunos nas atividades propostas, considerando seus avanços e suas dificuldades, perante as novas intervenções da professora e também durante as trocas de informações entre os alunos, assim fazendo uso das fichas para registrar tais informações obtidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário