Quem sou eu

Minha foto
Itanhaém, São Paulo, Brazil

domingo, 30 de maio de 2010

Sequência Didática

.

ATIVIDADE SEQUENCIADA 2010 1◦ ANO (A B)

PROFª RAQUEL

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA

TEMA: Nome-próprio, listas temáticas

TEMPO DE DURAÇÃO: PRIMEIRO SEMESTRE

OBJETIVO: Reconhecer e escrever o próprio nome, reconhecer o nome dos colegas sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.

CONTEÚDOS:

Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário e sua escrita convencional.

Participação em situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e ponto de vista.

ATIVIDADE DESENCADEADORA: Leitura do livro “ A velhinha que dava nome às coisas”.

ATIVIDADES PROVÁVEIS:

*Apresentação de cada criança;

*Pesquisa sobre o nome;

* Escrita espontânea do nome;

*Desenho do auto-retrato;

* Localização da inicial do nome;

* Localização das letras do nome;

* Observação e registro da letra que estão faltando do nome;

* Localização do próprio nome na lista de nomes que estão faltando;

* Bingo com letras do nome;

* Bingo com o nome dos colegas;

* Desenho e escrita do nome de um colega que a criança gosta de brincar;

* Alfabeto ilustrado;

* Amigo secreto (aluno lê para professora o colega que pegou, desenha e dá dicas para o grupo descobrir quem ele tirou);

* Analise de letra inicial e final dos nomes da turma;

* Escrita no quadro do nome dos colegas que não vieram no dia;

* Corre cotia com crachás;

* Jogo da adivinhação para a turma descobrir o nome escondido usando como indicação a letra inicial e letra final dos colegas da turma;

*Sorteio de nomes para o ajudante do dia;

*Música “Todo mundo tem um nome” de Toquinho, bem como “ Nome e sobrenome” de Chico Buarque;

*Apresentação do nome completo das crianças oral e escrito;

*Exploração da certidão de nascimento;

Listas temáticas com nomes:

De colegas;

De professores da escola;

De animais que gostam;

Dos meninos da turma;

Das meninas da turma;

Origem do nome;

*Brincadeiras de roda, tais como “ Se eu fosse um peixinho...”; “ Passe a bola ...”; “ O barquinho...” entre outras sugeridas pelo próprio grupo.

*Apresentação do alfabeto com identificação da letra inicial dos nomes dos alunos da turma;

*Bingo de letras;

*Localização do crachá do nome entre os vários crachás;

*Corrida do nome;

*Parlenda macaco foi à feira;

*Escrita dos nomes nas atividades;

*Localização em revistas das letras do nome;

*Escrever os nomes de acordo com a letra inicial;

*Cartazes com os nomes da turma;

*Acróstico com nomes da turma;

*Caça-nome;

*Cruzadinha com nome;

*Chamada pelo sobrenome;

*Assinalar na lista de alunos, os nomes dos meninos e das meninas;

*Escrita dos nomes dos familiares.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será pautada na observação da participação dos alunos nas atividades propostas, considerando seus avanços e suas dificuldades, perante as novas intervenções da professora e também durante as trocas de informações entre os alunos, assim fazendo uso das fichas para registrar tais informações obtidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário